Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Terapia ocupacional para idosos? 7 motivos para contratar!

terapia ocupacional para idosos

Como o próprio nome diz, a terapia ocupacional para idosos ajuda o indivíduo a usar as tarefas diárias como forma de terapia.

O serviço é desenvolvido por um profissional especializado, chamado terapeuta ocupacional. O trabalho deles se resume em manter o indivíduo inserido em sociedade, com qualidade de vida.

A terapia ocupacional também é adotada em casos de recuperação, após uma lesão ou doença grave.

Quais são os principais benefícios da terapia ocupacional para o idoso?

Grande aliada dos idosos, a terapia ocupacional tem ganhado cada vez mais destaque, por melhorar a saúde e garantir um envelhecimento saudável.

1. Prevenção de quedas

Um dos maiores problemas enfrentados por idosos são as quedas acidentais. A maior parte delas acontece em casa, no banheiro.

A Terapia Ocupacional para idosos ajuda a melhorar a noção de espaço e fortalece o corpo com exercícios que melhoram o equilíbrio e musculatura.

A instalação de dispositivos de segurança em toda a casa, como corrimão e barras de apoio também deve ser considerado.

2. Manter a saúde mental

O declínio mental relacionado a idade, aparenta ser inevitável e irreversível. Contudo, exercícios que estimulam o cérebro desempenham um importante papel na prevenção desses problemas.

Os terapeutas ocupacionais podem propor jogos ou até leitura e assim manter a mente da pessoa ativa.

3. Autonomia

Muitas pessoas não conseguem manter a autonomia após envelhecerem, simplesmente precisam de ajuda para tudo!

Por isso, é tão importante encorajar o idoso a seguir suas tarefas como de costume.

Nesse caso, ter vizinhos na mesma faixa etária é uma opção interessante, pois dessa forma, o círculo social continua ativo.

4. Alívio do cuidador

Cuidar de um idoso com necessidades é um trabalho árduo, duro. Mas também faz parte da Terapia Ocupacional ajudar os familiares.

Assim como eles ensinam os idosos a viverem de forma independente, os terapeutas ocupacionais ensinam os cuidadores a usarem da melhor forma possível o seu tempo para cuidar dos familiares mais experientes.

5. Ajudar pacientes com demência

Infelizmente, a terapia ocupacional não pode parar a progressão da demência, mas quando uma pessoa perde a habilidade de se comunicar de forma eficaz, o serviço contribui para que os idosos tenham uma vida mais agradável.

Os terapeutas podem oferecer sugestões, como: mudança alimentar, e inserção de música ou programas de alongamento para eliminar a dor.

6. Assistência de reabilitação

Após uma cirurgia, muitos idosos ficam incapacitados e precisam de recuperação.

Contratar um terapeuta ocupacional facilita todo esse processo, oferecendo sugestões sobre como realizar atividades diárias, enquanto os movimentos ainda estão limitados.

7. Conforto

A terapia ocupacional pode ser feita em qualquer lugar, inclusive em casa, ou seja, é uma forma fácil de cuidar da saúde sem perder o conforto do lar.

O profissional adapta o espaço, para que as atividades sejam feitas da melhor forma possível.

Terapia ocupacional para idosos: onde encontrar o serviço?

Empresas que prestam serviços home care costumam oferecer funcionário qualificados para exercer a terapia ocupacional.

A Master Nursing trabalha há mais de 20 anos com o objetivo de recuperar ou manter a saúde física, mental e independência do idoso.

Se interessou? Nos mande uma mensagem.


Home Care