Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Terapia para idosos: todos precisam cuidar da saúde mental!

Terapia para idosos: todos precisam cuidar da saúde mental!

A terapia para idosos é uma importante ferramenta de apoio para aqueles que passam por momentos de depressão ou sofrem com algum transtorno mental.

Isso ocorre em função de alguns sentimentos comuns que acabam afetando quem chega à terceira idade, tais como:

  • medo,
  • insegurança,
  • solidão,
  • perdas,
  • declínio físico.

Todos esses fatores trazem grandes mudanças na vida e o fato de alguém possuir mais experiência não significa que esteja pronto para enfrentar essa nova realidade.

Nesse momento, a terapia para idosos é uma excelente solução, onde se pode tratar desses sentimentos e possibilitar uma independência e tranquilidade para o enfrentamento desse novo período da vida.

Neste post, apresentaremos detalhes a respeito dos cuidados que precisam ser tomados para tratar da saúde mental daqueles que têm dificuldades em encarar a terceira idade. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Dados de depressão na terceira idade

Diferente do que muita gente pensa, os idosos lideram o ranking de depressão no Brasil, especialmente aqueles que estão entre os 60 e 64 anos.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na sua última Pesquisa Nacional de Saúde realizada em 2019, 13% da população nessa faixa etária convive com essa doença em nosso país.

Em todo o mundo, são 264 milhões de pessoas de todas as idades vivendo essa realidade.

Felizmente, existem formas de vencer essa condição, especialmente se medidas forem tomadas logo no início do aparecimento dos sintomas. Excelentes dicas são apresentadas em sites especializados que podem ajudar efetivamente.

Porém, muitas vezes, sair sozinho desse estado não é possível. Portanto, a terapia para idosos é a melhor maneira de se tratar essa questão.

Qual a importância da terapia?

Talvez você esteja se perguntando o que esse campo tem de tão especial para conseguir resultados positivos diante da depressão?

O primeiro ponto diz respeito ao paciente compreender o que está se passando e o que pode ser feito para reverter o quadro.

Isso significa possibilitar ao idoso a identificação de suas emoções e padrões de pensamentos, demonstrando-se que o momento atual não significa o final de sua vida.

Especialistas sabem como trabalhar esse ponto, onde estratégias cognitivas desmistificam ideias que muitas pessoas têm com relação à velhice.

Esse trabalho envolvendo terapias comprovadamente benéficas e úteis, possibilitam que idosos que estejam enfrentando essa realidade reajam e possam voltar a ter gosto pela realidade.

Por que fazer terapia para idosos?

Oferecer terapia nessa fase é contribuir para que eles não sofram as consequências graves que uma depressão pode ocasionar.

Incentivá-los ao desenvolvimento dessas práticas é promover em suas vidas:

  • restabelecimento dos relacionamentos,
  • busca de atividades prazerosas,
  • desenvolvimento de uma rotina saudável,
  • interação de qualidade com familiares e amigos,
  • possibilidade de acompanhamento por profissionais capacitados.

Porém, nem sempre o idoso está disposto a colaborar ou aceitar a ajuda, quando então toda a família precisa se envolver e participar, visando receber orientações sobre os cuidados e interações que precisam ser realizadas com a pessoa depressiva.

A cura para a depressão existe. No entanto, a busca por profissionais especializados é fundamental, por isso a terapia é a melhor alternativa para que o paciente possa rapidamente alcançar os resultados desejados.

Agora que você sabe mais sobre esse importante assunto, leia também nosso post que apresenta a hidroginástica para idosos: quais os benefícios?


Home Care