Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Yoga para idosos: por que praticar?

Yoga para idosos: por que praticar?

Mente e corpo são beneficiados com a yoga para idosos. Os benefícios da milenar técnica oriental são há muito tempo comprovados.

A prática se caracteriza por ser um exercício leve, isométrico e de sustentação, que possibilita trabalhar os músculos do corpo e promover o relaxamento físico e mental.

Apesar de leve, a atividade ajuda a desenvolver a força, promove flexibilidade e contribui para o alívio do estresse e ansiedade.

É uma atividade completa que ajuda o ser como um todo, promovendo a melhora espiritual, meditativa e física. 

Continue lendo e conheça os benefícios da yoga na terceira idade e o porquê você deve praticá-la. 

Tem idade para praticar yoga?

A yoga é considerada uma prática democrática e pode ser realizada por pessoas de todas as idades.

Ela também pode ser praticada em qualquer lugar, sozinho ou coletivamente. Além disso, elimina a necessidade de equipamentos e acessórios, necessitando apenas de um profissional que saiba conduzir os exercícios de forma correta.

Em especial, a prática da yoga para idosos em grupo também contribui para a socialização das pessoas, o que acaba por aliviar o sentimento de solidão, característico nessa fase da vida.

Benefícios da yoga para a terceira idade

Como falamos, a yoga para idosos é uma atividade completa e envolve práticas posturais e respiratórias, exercícios de contração muscular e concentração, além da purificação das emoções.

Além de ajudar no controle sobre o corpo e pensamentos, esse conjunto resulta em vários benefícios para o idoso.

Entre eles, destacamos:

Um dos preceitos da yoga é enfatizar a importância de estar presente no aqui e agora, com práticas respiratórias e meditativas. Nesse sentido, vários estudos comprovam que o exercício ajuda a reduzir os sintomas da ansiedade e estresse em qualquer idade.

Outro estudo, publicado no PubMed, mostra que pessoas com mais de 40 anos que praticam yoga apresentam pulsação e pressão arterial mais baixas do que as que não realizam o exercício, ou seja, a atividade ajuda na saúde do coração.

Além desses, a yoga para idosos também promove:

  • fortalecimento dos ossos,
  • dá flexibilidade,
  • aumenta a força muscular,
  • melhora a capacidade de sustentação e equilíbrio, ajudando a reduzir quedas, 
  • ajuda na concentração,
  • alivia dores crônicas,
  • reduz os sintomas da depressão,
  • auxilia na qualidade do sono,
  • melhora a respiração.

Como se pode perceber, a yoga para idosos traz mais qualidade de vida, o que reflete na autoestima, saúde e bem-estar.

Dicas para idosos iniciantes

Todos sabemos que nenhuma atividade física deve ser iniciada sem a orientação de um profissional. Em especial, a yoga para idosos também deve ser acompanhada, pelo menos em um momento inicial.

A maioria das associações de bairros ou centros comunitários oferecem o serviço gratuitamente para a terceira idade ou quem preferir pode procurar uma academia. 

Como falamos, a técnica envolve exercícios posturais e respiratórios, de concentração, relaxamento e meditação.

Sentar na posição correta, levantar de forma segura e equilibrada, respirar fazendo o movimento certo e entregar-se ao momento, tudo precisa de orientação.

Por isso, o ideal é ter alguém experiente para indicar a posição e o jeito correto de praticar cada movimento com segurança, para você poder usufruir de todos os benefícios que a yoga para idosos oferece.

Agora que você conferiu os benefícios da yoga, que tal saber também como praticar de forma correta uma atividade física?


Home Care