Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Psicologia home care: o que é e como funciona?

psicologia home care

Há algum tempo, os cuidados de saúde em casa vêm ganhando importância para o paciente e para os familiares, e a psicologia home care (que é o atendimento psicológico domiciliar) é uma realidade desse contexto. 

Nesse post vamos mostrar o que é esse modelo de atendimento, como ele funciona e quais as suas vantagens. Continue lendo e descubra tudo sobre esse assunto!

O que é a psicologia home care?

A psicologia home care, também conhecida como atendimento psicológico domiciliar, consiste em fazer um modelo de tratamento feito na casa do paciente. 

Normalmente, isso acontece quando os pacientes apresentam dificuldades ou impedimentos para irem aos consultórios ou clínicas para serem acompanhados por um psicólogo.

Esse tipo de atendimento pode ser prestado para pacientes de todas as idades e, algumas vezes, é solicitado pela própria pessoa, outras por seus familiares ou, até mesmo, por orientação médica.

O tratamento psicológico pode ser indicado como terapia para enfrentamento de fobias, depressão, para atendimento às crianças e adolescentes, portadores de deficiência ou não, para idosos acamados e para todas as pessoas que desejam entender melhor seus pensamentos e emoções. 

Como funciona o atendimento home care?

Apesar do que muitas pessoas pensam, o atendimento psicológico não deve ser feito apenas em casos extremos, como nos ataques de pânico ou sinais de depressão severa.

O tratamento psicológico é essencial no enfrentamento de qualquer doença, tanto para o paciente quanto para o cuidador, equipe de saúde e família.

O funcionamento do atendimento home care é muito similar ao tradicional, feito em consultório.

O psicólogo conversa e analisa os problemas e dificuldades de cada um, mas, nesse caso, tudo ocorre dentro da casa do paciente. 

Geralmente, os pacientes da psicologia home care contam com uma equipe de suporte de saúde e com familiares envolvidos no tratamento, nesses casos, também será avaliada a dinâmica do grupo.

A partir da análise, o profissional decide quais são as medidas necessárias para suprir as necessidades de cada um, podendo ser psicoterapia individual ou em grupo, orientações para a família e equipe de saúde e, até mesmo, participar de reuniões familiares.

Por isso, é fundamental que a psicologia home care seja feita por um profissional formado na área, com experiência e licenciado para atuação, para que o tratamento proposto seja efetivo e assertivo.

Vantagens do tratamento home care

A psicologia home care traz inúmeros benefícios para o paciente e para seus familiares, como:

Local ideal para o paciente

Para um paciente que se recusa a sair de casa, ou está impossibilitado por problemas de saúde, ser atendido em sua própria residência facilita todo o processo e o tratamento. 

O atendimento domiciliar traz mais segurança para o paciente e também para seus familiares.

Maior comodidade 

Precisar tirar um doente da sua casa, colocá-lo em um automóvel e levá-lo até uma clínica para ser atendido, requer muito tempo, atenção e jeito. 

Com a psicologia home care, os familiares ganham comodidade e não sofrem todo o estresse do processo de locomoção.

Vale lembrar ainda nos riscos de machucar o paciente frágil ou dele pegar chuva, vento e complicar mais o quadro de saúde. 

A casa é o cenário real

A psicologia home care contribui para que o profissional acompanhe o comportamento e a convivência real do paciente com a família e vice-versa pelo fato de estarem em casa. 

Diante das observações, o profissional pode sugerir mudanças, quando necessárias, ou até proceder intervenções.

Segurança do trabalho realizado

Todos que convivem com o paciente, inclusive a família, têm maior oportunidade de observar o trabalho realizado no atendimento domiciliar

O que garante maior segurança em relação ao trabalho desenvolvido, ao paciente e também aos familiares. 

Se você quer saber mais sobre psicologia home care e como ela pode ajudar sua família, fale conosco!


Home Care