Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Avós e netos: uma relação de amor e benefícios para os idosos

blog-avos-e-netos

As crianças enchem de luz e amor o coração de todos os que estão ao seu redor. Principalmente, netos na relação com avós trazem uma dose a mais de alegria e diversão, fazendo com que se sintam vivos e mais amados.

A chegada do bebê muda completamente a rotina da família e principalmente nos dias de hoje já que as mamães precisam voltar ao trabalho depois da licença maternidade, os avós exercem um papel fundamental no crescimento e também na educação dos netos.

Além de auxiliar no processo de desenvolvimento e saúde da criança, cuidar dos netos traz inúmeros benefícios aos idosos. Já foi cientificamente comprovado que a relação de amor entre avós e netos diminui de forma significativa as chances de a criança desenvolver transtornos psicológicos como depressão e ansiedade quando adultos.

Assim como são muitos os benefícios proporcionados às crianças, estar com os netos traz inúmeros vantagens à saúde e bem-estar ao idoso. Veja abaixo algumas delas.

1.      Diminuem as chances de desenvolver depressão

A depressão é um dos maiores males do século, atingindo centenas de pessoas em todo o mundo, principalmente, na terceira idade. Participar ativamente da rotina e da educação dos netos diminui significativamente as chances de o idoso desenvolver essa doença.

Isso porque os netos trazem muita alegria aos dias dos avós, proporcionando bem-estar e satisfação aos idosos. Além de melhorar o humor e estado de espírito dos mais velhos, os netos exercem papel importante na saúde mental de seus avós.

Além da depressão, transtornos psicológicos como crises de ansiedade, fobia social e Alzheimer também tem a recorrência perceptivelmente diminuída.

2.      Relação de amizade

Uma das melhores coisas dos avós são suas histórias e experiências de vida. A relação de amor com os netos proporciona aos idosos a chance de compartilhar suas experiências e ensinar princípios e valores.

Os avós possuem um papel fundamental na formação do caráter da criança, pois possuem sabedoria e inteligência, além de uma bagagem de vida. Eles transmitem segurança e servem de inspiração para seus netos.

O contato entre as crianças e os idosos é amplamente enriquecedor para ambas as partes, criando laços de amizade que durarão pelo resto de suas vidas.

3.      Pais em dobro

É muito comum ouvir que os avós são “pais em dobro” ou “pais com açúcar”, pois os netos chegam em uma fase da vida em que os idosos podem curti-los até mais do que aproveitaram seus próprios filhos.

Contar histórias, preparar receitas antigas, sair para pescar, brincar e se divertir juntos trazem inúmeros benefícios a saúde dos mais velhos.

Reduzindo os níveis de estresse e melhorando de forma notável o condicionamento físico dos avós, que precisam se esforçar para acompanhar o ritmo frenético das crianças, netos na relação com avós significam mais qualidade de vida e bem-estar.

4.      Novas descobertas

Assim como os netos aprendem muitas coisas com os avós, os idosos também aprendem muitas coisas com as crianças. Principalmente na era da tecnologia, a relação com os netos pode trazer vários conhecimentos novos para os mais velhos.

A relação entre os avós e netos, de forma geral, traz benefícios para toda família e deve ser cultivada. Portanto, se você quer saber como melhorar a vida de netos e avós basta estimular o convívio entre eles.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite e compartilhe esse artigo para que outras pessoas descubram a importância dos netos na relação com avós e seu envelhecimento! Aproveite também para conhecer os serviços de home care da Master Nursing para melhorar a relação entre avós e netos.


Home Care