Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Vacinação contra a gripe: dúvidas frequentes

1. Gripe e resfriado são as mesmas doenças?
Não. A gripe é causada pelo vírus da Influenza e provoca febre alta, dores pelo corpo que, frequentemente, deixam o indivíduo acamado. A recuperação completa pode durar até uma semana e pode complicar com pneumonia e até matar, em alguns casos.
O resfriado é causado por diversos outros vírus, têm sintomas parecidos porém muito mais leves, suaves e com menos duração. Ele pode cursar com tosse, dor de garganta, dor no corpo, coriza, etc.

2. Vacina contra a gripe imuniza contra resfriado?
Não. A vacina contra gripe imuniza somente contra os surtos de gripe e não contra resfriados.

3. Antigripal cura a gripe?
Os antigripais não previnem nem curam a gripe. Eles podem, em alguns casos, diminuir a sintomatologia e, em outros casos, não causarem nenhum efeito.

4. A vacina contra gripe funciona?
A vacina contra gripe é eficaz em cerca de 89% dos casos, desde que tomada na época adequada.

5. A vacina contra gripe é segura?
Ela é muito segura, sendo usada em todo o mundo e não dando reações colaterais graves.

6. Quando começa a fazer efeito a vacina contra gripe?
Cerca de 15 dias após a vacinação já começa a surgir os anticorpos que dão a proteção contra a gripe, sendo que esta proteção máxima será atingida após aproximadamente 45 dias.

7. Por quanto tempo dura a imunização?
Como o vírus da gripe sofre mutação a cada ano, o tempo de duração da vacina é de aproximadamente 1 ano.

8. A vacina contra a gripe pode causar gripe?
Não. A vacina contra gripe é uma vacina inativada e fracionada, o que significa que os vírus estão mortos e replicados, não podendo se reproduzir dentro do organismo das pessoas vacinadas, no entanto, podem produzir uma resposta imunológica protetora.

9. Por que algumas pessoas mesmo com a vacinação ficam doentes?
A vacina contra gripe protege da gripe, porém, não protege dos resfriados e de outras infecções que também ocorrem no inverno e tem sintomatologia semelhante. Devemos estar atentos ao fato de que cerca de 10% dos indivíduos vacinados podem ter gripe, porém, de uma forma mais branda.

10. Quem pode e deve ser vacinado?
Todas as pessoas após os 6 meses de idade podem e devem ser vacinadas. porém determinados grupos de risco cujas complicações secundárias são mais comuns e graves possuem preferência na vacinação. São elas: Idosos dos 60 anos, cardiopatas, indivíduos com problemas pulmonares, diabéticos, indivíduos com AIDS, renais crônicos, gestantes a partir do 3º mês e profissionais da saúde.

11. A gripe é contagiosa?
A gripe é altamente contagiosa. Uma única pessoa pode contaminar todas as outras que fique no mesmo ambiente e que não foram vacinadas.

Equipe Master Nursing
O grande diferencial da Master Nursing está em sua equipe, que além de contar com nomes conceituados da medicina, é altamente preparada para tratar da maneira única cada paciente. Todos os seus profissionais são constantemente treinados para dar todo apoio necessário e tirar todas as duvidas a respeito da campanha.

Contato
A Master Nursing possui uma linha direta para o atendimento às empresas interessadas
Fone: (11) 38751424 / (11) 96076711
e-mail: comercial@masternursing.com.br
www.masternursing.com.br


Home Care