Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Qual a importância dos grupos de convivência para idosos?

Qual a importância dos grupos de convivência para idosos?

Os grupos de convivência para idosos fazem parte do cotidiano de muitas pessoas da terceira idade, influenciando diretamente em sua qualidade de vida.

Essas associações são responsáveis por propor atividades e gerar engajamento entre o público, incentivando as interações sociais.

Mas muitas pessoas ainda não sabem o que são esses grupos e quais os principais benefícios para os idosos de participar de um.

Continue lendo nosso post e entenda tudo sobre os grupos de convivência de idosos!

O que são grupos de convivência para idosos?

Os grupos de convivência de idosos são reuniões com pessoas da terceira idade que têm como objetivo aumentar a qualidade de vida dos participantes através de atividades, rodas de conversas e trocas de experiências.

Normalmente estão ligados com a área da saúde sendo oferecidos por Centros de Atendimento de Saúde Pública ou por entidades que tenham como foco o bem-estar do idoso, como ONGs, igrejas ou universidades.

Durante os encontros são propostas opções dinâmicas e diferenciadas, podendo incluir atividades físicas, passeios, arteterapia, musicoterapia, palestras sobre saúde na terceira idade, rodas de conversa e eventos comemorativos.

Cada grupo desenvolverá as atividades de acordo com o seu público, assim como também será definida a periodicidade dos encontros e os horários.

Qual a importância de participar de grupos de convivência para idosos?

Os grupos de convivência para idosos são fundamentais para a manutenção da saúde física e mental dos seus participantes.

Entre os seus principais benefícios podemos destacar:

Evitar a solidão

Uma das grandes questões enfrentadas durante a terceira idade é o isolamento do idoso.

A solidão pode causar diversas doenças, tanto físicas quanto emocionais, e se tornar um problema sério e difícil de ser contornado.

Em um estudo realizado com idosos que participam de grupos de convivência, 29,7% afirmaram que frequentar o ambiente colaborou para que fizessem novas amizades.

Praticar atividades diferentes

Conforme mencionado anteriormente, há um grande leque de atividades que podem ser realizadas pelos grupos, sendo uma experiência muito produtiva para o idoso.

Durante um encontro, pode-se explorar novas atividades, expandir os limites e se criar experiências com os colegas.

Socializar com outras pessoas

Por mais que o idoso receba visitas dos familiares, é fundamental que ele socialize com pessoas da sua faixa etária e que estejam passando pela mesma situação que ele.

A partir do momento que a pessoa está inserida em um grupo para discutir e trocar experiências, ela se sentirá mais acolhida, conhecerá melhor o seu corpo e limitações e estará mais integrada em sua comunidade.

Sair de casa

Para muitos idosos, sair de casa é um grande desafio, causado principalmente pela depressão e outras doenças.

Quando o idoso tem uma razão para sair de casa, a tendência é que a sua saúde melhore, assim como o seu humor.

Manter uma rotina

É comum na terceira idade que haja uma perda de noção de tempo, principalmente quando o idoso não segue uma rotina definida.

Os grupos de convivência para idosos podem ser uma forma de restabelecer esse equilíbrio. A frequência dos encontros irá ajudar a estabelecer uma noção temporal nos membros. 

Agora que você já sabe qual é a importância dos grupos de convivência para idosos, que tal conhecer algumas atividades lúdicas para idosos?


Home Care