Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Tudo o que você precisa saber sobre Home Care

O setor de Home Care está tendo avanços significativos todos os anos em se tratando do cuidado de pacientes a domicílio, sendo cada vez mais procurado por aqueles que buscam um tratamento adequado e cuidados especiais no conforto de seus lares.

Mas será que você sabe tudo o que tem para se saber sobre Home Care? Veja as perguntas frequentes sobre o assunto e tire suas dúvidas!

#1 O que é?

O Home Health Care, mais conhecido como Home Care, é o atendimento de profissionais da saúde nas mais diversas áreas a domicílio, para que o paciente possa dar continuidade a indicações prescritas pelo médico após um tratamento no hospital, iniciar um tratamento que não tenha necessidade de permanência em um hospital ou para servir como auxílio a pessoas debilitadas ou com restrição motora em suas tarefas diárias.

Mas os serviços de Home Care já são bem antigos: ele surgiu nos EUA há mais de um século como um serviço informal de cuidadores de idosos e de enfermos, e hoje está presente em diversos países, crescendo a cada ano por conta das doenças infecto-contagiosas estarem sendo substituídas por doenças crônicas e degenerativas.

#2 Quais são os serviços disponíveis de Home Care?

Atualmente, com os avanços tecnológicos e com o ingresso de novos profissionais também a área do Home Care, hoje é possível ter ao dispor do paciente profissionais e serviços como os de dentistas, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e de muitos outros profissionais.

É possível até mesmo reproduzir na casa do paciente os atendimentos realizados em hospitais, como exames de sangue, exames de raio-X, nutrição artificial, farmácia 24 horas, aplicação de vacinas, ventilação mecânica e diálise.

#3 Para quem é indicado?

Ao contrário do que se pensa, os serviços de Home Care são indicados para pacientes de todas as idades, não apenas para idosos. Como essa informação é muito difundida, as pessoas acabam relacionando os serviços de Home Care com os de cuidadores de idosos.

Dessa forma, o Home Care disponibiliza serviços para os mais diversos pacientes, que se encontram em condições de saúde estáveis, mas precisam de cuidados específicos de um hospital, de auxílio para realizar tarefas rotineiras ou para cuidar de si e da própria saúde ou para dar continuidade para um tratamento iniciado.

Os pacientes que mais demandam o atendimento a domicílio são aqueles que possuem doenças crônicas ou degenerativas, problemas respiratórios, danos neurológicos, debilidade motora, que estão se recuperando de uma cirurgia ou que passam por tratamentos oncológicos, precisando de atenção ou de equipamentos presentes no hospital sem necessariamente permanecer em um leito.

#4 Para quem não é indicado?

O Home Care é um serviço excelente para os casos citados acima, mas não é indicado para todos os pacientes. Alguns casos, como os de pacientes que não estão em condições de saúdes estáveis, com internações constantes, ou que precisem de equipamentos que não podem ser levados para seu domicílio devem permanecer em hospitais, já que nem sempre os cuidados de enfermeiros e outros profissionais da saúde supre as necessidades médicas e hospitalares de um paciente.

Consulte um médico ou especialistas em assitência domiciliar e descubra se o Home Care é indicado para o paciente que deseja recebê-lo antes da contratação do serviço.

#5 Quais as vantagens?

Mesmo sendo um serviço que já está presente em diversos países e com crescimento constante no Brasil, ainda são poucas as pessoas que conhecem o Home Care e, principalmente, as suas vantagens em relação ao tratamento hospitalar para pacientes estáveis.

Além de fornecer cuidado especializado para cada uma das necessidades dos pacientes, dá maior segurança aos pacientes, menos preocupações a seus familiares, ajuda a fortalecer os laços entre parentes, aumenta a auto-estima de pacientes, dá maior qualidade de vida para eles, incentiva prática de atividades e interação social e muitas outras vantagens! Conheça todas elas em nosso artigo “Por que ter Home Care em casa?”.

Ainda tem dúvidas sobre Home Care que você quer esclarecer?

Entre em contato conosco!


Home Care