Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Desafios do Home Care no Brasil

O serviço de Home Care chegou ao Brasil há aproximadamente 16 anos, mas sua prática surgiu 120 anos atrás. Focado no tratamento domiciliar de um paciente, o Home Care visa seu conforto e o de seus familiares, buscando maneiras de restaurar a saúde e, quando possível, até mesmo curar o paciente.

Pouco a pouco, os serviços de Home Care tentam se estabelecer no Brasil, entretanto, ainda há algumas dificuldades para que sua prática seja efetuada e melhor aceita, como já é feito em outros países.

Abaixo, confira alguns desafios na prática do Home Care no Brasil:

#1 Falta de conhecimento sobre o que é o Home Care

É muito comum que haja confusão na hora de entender o que é o serviço de Home Care e como ele funciona.

Muitos confundem atendimento domiciliar ou apenas internação domiciliar com o Home Care, o que é errôneo, pois estes serviços oferecem metodologias diferentes da proposta do Home Care.

Assim, alguns profissionais podem oferecer serviços que são completamente diferentes e, muitas vezes, que podem prejudicar o paciente.

#2 Achar que o Plano de Saúde é obrigado a cobrir o serviço de Home Care

Esse equívoco é muito decorrente do fator citado acima, relacionado às confusões que existem em relação ao que, de fato, é o serviço Home Care.

Por essa razão, muitos deduzem que, sendo apenas um internamento em casa, o Plano de Saúde deve arcar com os gastos.

Mas o serviço de Home Care conta com uma equipe de profissionais de diversas áreas, que realiza um tratamento pensado para o paciente e sua família, encontrando maneiras de amenizar seu sofrimento e proporcionar conforto físico e emocional.

Assim, é recomendável entender qual tipo de serviço está sendo requerido.

Quais os benefícios de investir no serviço de Home Care?

– Menos gastos com internações em hospitais;

– Maior conforto ao paciente, pelo fato de ser atendido em sua casa;

– Cuidados voltados às necessidades de cada paciente, de maneira que ajudam em seu emocional além do físico.

O que fazer?

Os motivos para recorrer aos serviços Home Care são muitos, por exemplo, o envelhecimento da população, que colabora no aumento de doenças crônicas, o maior custo de uma hospitalização e também, o fator de que o cidadão gosta cada vez mais de cuidar de sua própria saúde.

Mas, com a falta de entendimento correto e a não obrigação dos Planos de Saúde em adquirir o Home Care, o acesso a ele se torna mais difícil.

É preciso haver mais planejamento e investimento neste serviço, mais informações sobre os cuidados paliativos e seus benefícios, possibilitando que cada vez mais, as pessoas optem pelo Home Care de fato, entendendo-o.

Deve-se também investir na educação voltada à área da saúde, para que haja cada vez mais profissionais capacitados na área.

Gostaria de conhecer um serviço de Home Care que é capacitado e irá contribuir positivamente para a sua saúde ou de seus familiares?


Home Care