Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

4 maneiras de estimular a mente dos idosos

Conforme se atinge a terceira idade, é preciso estimular cada vez mais a mente e mantê-la sempre ativa.

Quando falamos de Homecare, é importante pensar em maneiras de realizar esse estímulo à mente dos idosos, proporcionando a eles uma vida mais saudável e atividades interessantes para fazer.

Sendo assim, separamos 4 maneiras de estimular a mente dos idosos:

#1 Jogos

Existem diversos jogos que funcionam como atrativos para desafiar a mente e mantê-la pensante e ativa.

Podem-se usar alguns deles com os idosos, proporcionando diversão e aprendizado, deixando seus cérebros sempre calibrados.

Abaixo, citamos alguns exemplos de jogos que servem para aguçar os sentidos, trabalhar a memorização e auxiliar na percepção e analise do idoso.

– Jogo da memória;

Jogo dos 7 erros;

Também existem os jogos para trabalhar a parte lógica do cérebro e a capacidade de raciocínio rápido, são alguns deles:

– Sudoku;

– Caça-palavras;

– Palavras cruzadas;

– Quebra-cabeças.

#2 Criar algo

Seja uma lista, um desenho, um bordado ou qualquer outra coisa, é importante que os idosos utilizem suas mentes para a criação.

Dessa maneira, o idoso pode encontrar algo que ele sinta prazer em fazer, e realizar essa atividade durante seu cotidiano enquanto cria conexões estimulantes em sua mente.

#3 Fazer exercícios

Os exercícios físicos, além de serem extremamente benéficos para o corpo, pois mantém o organismo funcionando, também estimulam a mente.

Para os idosos, é importante pensar em exercícios que seus corpos possam suportar, sem sentir dor ou desconforto, como alguns alongamentos ou caminhadas.

Assim, a pessoa da terceira idade estará cuidando de seu corpo e mantendo suas articulações funcionando, evitando o risco de doenças relacionadas à ortopedia, por exemplo, além de manter a mente sempre funcionando.

Alguns exercícios que podem ser propostos são:

– Dança;

– Alongamentos;

– Caminhadas;

– Hidroginástica.

Tudo depende da disposição do idoso e de seu corpo, e também da concordância ou não do mesmo em praticar essas atividades.

#4 Ler

A leitura estimula a mente em qualquer idade, pois ajuda na capacidade de adquirir conhecimento, melhora da leitura, armazenamento de informações, prazer, dentre outras.

Incentivar os idosos a ler é muito importante. Deixe-o escolher um tema ou livro de seu agrado, permita que ele leia no tempo que achar adequado e, se possível, peça para que ele conte a história depois.

Assim, estará trabalhando a capacidade de armazenamento e memória, e, além disso, o idoso irá sentir prazer na atividade.

Para manter um idoso com os cuidados que ele merece, é preciso pensar de maneira humanitária e realizar cuidados específicos.

A Masternursing faz isso com você, auxiliando a cuidar deste paciente através do serviço de Homecare.

Está interessado? Nos contate agora.


Home Care