Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Telemedicina: conheça essa nova tendência em tempos de pandemia!

Telemedicina: conheça essa nova tendência em tempos de pandemia!

O Ministério da Saúde autorizou em caráter de emergência durante a pandemia do Coronavírus o atendimento médico à distância junto ao SUS (Sistema Único de Saúde), conhecido como telemedicina.

Essa prática tem por objetivo atender aos pacientes utilizando recursos tecnológicos como videoconferência e transmissão de dados.

Nesse post apresentamos essa nova tendência que é uma excelente opção em tempos de pandemia. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que é telemedicina?

A telemedicina abrange todas as práticas médicas realizadas à distância, utilizando-se de tecnologia apropriada que possibilite a comunicação entre o médico e o paciente.

Esse modelo surgiu em Israel na década de 1950, mas, também é aplicado com muita frequência nos Estados Unidos, Canadá e países da Europa.

O avanço dos meios de comunicação possibilitam excelentes resultados na prática desse método, pois permite que além do atendimento remoto aos pacientes, profissionais da área possam visualizar e analisar exames.

Com o atual momento que vivemos, que restringe a aproximação física entre as pessoas, em função da COVID-19, a telemedicina tem colaborado de forma efetiva na avaliação e prescrição médica aqueles que vivem em regiões distantes ou estão impossibilitadas de locomoção.

Como a telemedicina funciona?

A telemedicina possibilita que a partir de exames realizados em pacientes, como radiografia ou eletrocardiograma, seus resultados sejam disponibilizados na internet e possam ser acessados de qualquer lugar do mundo a partir de um login e senha de autorização.

O médico, independente do local em que esteja, pode acessar essas informações e avaliar o quadro clínico do paciente, utilizando equipamentos e sistemas específicos para esse fim.

Além da análise individual, ele pode envolver outros especialistas e trocar informações a respeito, possibilitando um melhor atendimento e a avaliação de colegas com relação a situações mais complexas.

O paciente, a partir do exame realizado, recebe todas as informações, receitas médicas e demais ações a serem realizadas de forma remota, não precisando se deslocar até o consultório, clínica ou hospital para sua consulta.

Quais são os benefícios da telemedicina?

A telemedicina facilita todo o processo de avaliação dos pacientes, agilizando as informações e diminuindo os custos operacionais.

Além disso, também podemos destacar como benefícios:

Menor risco para o idoso

Tanto o paciente idoso como aquele que apresenta comorbidades pode ser atendido com o uso da tecnologia da comunicação, sem sofrer a exposição aos riscos de contaminação, como é o caso que vivenciamos com a COVID-19.

Consultas regulares

O acompanhamento médico também é facilitado, já que o profissional pode, a qualquer momento, fazer contato e acompanhar seus pacientes através de consultas regulares, que não exigem presença física.

Com o avanço da tecnologia, muitas novidades virão através da telemedicina. 

Essa prática ganha força e vem sendo cada vez mais utilizada em todo o mundo, especialmente a partir da situação em que vivemos atualmente.

No Brasil, não é diferente e observam-se clínicas e hospitais aderindo ao modelo, afinal de contas, o atual momento e o futuro precisam da tecnologia como ferramenta de apoio.

Todos ganham com essa prática e muitos problemas são resolvidos sem os extenuantes deslocamentos de pacientes, agilizando procedimentos e diminuindo as filas de atendimento nos postos médicos e hospitais.

Felizmente novos tempos surgem para colaborar com a medicina e passos importantes estão sendo dados para melhorar a vida daqueles que necessitam dos serviços de saúde.

Agora que você já conhece mais sobre telemedicina, descubra como o isolamento social afeta nossa saúde mental!


Home Care