Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Assaduras em idosos, como previnir?

A terceira idade requere cuidados especiais, principalmente quando o assunto é assaduras

As assaduras são irritações na pele que se não tratadas podem ocasionar lesões e diversas infecções. Elas causam dor e incômodo, sendo comuns em bebês e idosos. A causa desse mal é a junção da umidade e do calor, geralmente ocasionados pelo contato com as fezes e a urina. Apesar de facilitar a vida de alguns idosos, as fraldas geriátricas podem ser grandes vilãs quando o assunto são assaduras, pois elas tornam a área mais quente e úmida, provocando uma alteração no pH da pele e tornando-a mais ácida, o que desencadeia as coceiras e lesões na pele. Existem diversas formas de prevenir o aparecimento desse mal em idosos e abaixo vamos conhecer suas principais formas.

Cuidados especiais para quem é especial

Uma das formas mais eficazes de se evitar o aparecimento das assaduras é mantendo uma higiene intima adequada nos idosos. Na terceira idade, muitos idosos se tornam mais sensíveis e debilitados, precisando de ajuda para os cuidados mais básicos, por isso, com a ajuda de uma enfermeira ou de um familiar que assuma esse papel de cuidador, é possível tomar alguns cuidados básicos. Dentre eles, procure aparar os pelos pubianos, evitando o excesso de calor e umidade em uma situação inevitável, como o uso de fraldas geriátricas. É importante também que a higiene intima seja realizada após todas as vezes que utilizar o banheiro ou no caso de quem utiliza fraldas, após defecar ou urinar. Essa limpeza pode ser local ou completa através de um banho. Vale salientar que se esse cuidado for executado por um parente, este deve ser paciente e cuidadoso, pois o idoso se torna tão sensível quanto uma criança e receber tal ajuda envolve cuidados físicos e psicológicos.

Happy medical worker with case sheets

Saiba mais sobre os serviços de Enfermagem da Master Nursing 

Pele hidratada é inimiga das assaduras

Uma dica essencial é sempre que terminar a higiene intima ou após a troca de fraldas, utilizar um óleo hidratante sobre a pele lesionada ou propicia as irritações, dessa forma o local fica hidratado e com maior elasticidade, evitando lesões, coceiras e ferimentos. Embora as assaduras sejam mais comuns na região intima dos idosos, estas também podem aparecer em outras áreas do corpo, como as dobras da pele dos braços e pernas. Caso ocorra, o procedimento é o mesmo: manter o local sempre limpo e seco e utilizar algum óleo ou creme hidratante sobre a pele a fim de curar ou prevenir o aparecimento das assaduras.

Todo cuidado é pouco quando se trata da saúde dos idosos

Se as assaduras já existem e estão em um grau avançado ou de incômoda irritação, procure um médico para que este venha a receitar algum medicamento. Esses medicamentos são vendidos sob prescrição médica, uma vez que vão depender sempre do que causou a assadura. O que gera essa umidade e calor excessivo nem sempre é o contato com as fezes e urina, pode ser desencadeado por outros problemas, como as doenças do tipo dermatite seborreica, dermatite atópica, acrodermatite enterepática e candidíase.


Home Care