Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Casa ideal para receber o idoso

Ter um controle de qualidade para criar a  casa ideal para receber o idoso é fácil e está ao seu alcance

A terceira idade requer diversos cuidados especiais, dentre eles, a segurança do ambiente, inclusive das áreas externas das casas. Esses cuidados são essenciais para evitar quedas, que muitas vezes podem ser fatais. Infelizmente, uma das principais causas que ceifam a vida dos idosos são as quedas bruscas. Muitos idosos, já fragilizados pelas limitações naturais da idade ou decorrentes de alguma enfermidade, nem sempre resistem aos traumas de um acidente doméstico. Abaixo, vamos conhecer algumas dicas básicas para adaptar a casa ideal para receber o idoso.

Cuidando adequadamente dos idosos dentro de casa

Para prevenir quedas não basta apenas as mudanças cotidianas no ambiente, é preciso também que o idoso utilize calçados baixos, muito bem presos nos pés (como as sandálias femininas e masculinas ou sapatos fechados) e que possuam um solado antiaderente, comum nos itens emborrachados. Depois de tomar esse cuidado é hora de desenvolver a casa ideal . Logo na entrada da casa, principalmente se casa tiver uma área livre extensa, procure ter rampas. As escadas são importantes, mas nem sempre os idosos tem coordenação e forças nas pernas para subir um degrau, ainda que sejam baixos. Muitos idosos ficam com medo de andar, pois acham que vão cair, passando toda a sua velhice vendo o mundo pela janela, mesmo com muita vontade de fazer coisas básicas, como tomar um sol ou chegar ao portão. Junto a rampa, procure integrar um corrimão para apoio, ele confere mais segurança na locomoção.

elderly man in a wheelchair in care homecare home residential care

Pequenas transformações que fazem toda a diferença

O piso de toda a casa, inclusive da parte externa, precisam ser mais rígidos. Evite os pisos lisos e tapetes, pois podem causar escorregões. Os tapetes, comumente utilizados no banheiro, devem ser substituídos pelos adesivos antiaderentes. Ainda no banheiro, instale barras de apoio dentro do box e nas proximidades do vaso sanitário. O vaso deve ser o modelo mais alto que encontrar, pois durante a terceira idade os idosos sentem dificuldades para se agachar e sentar. Se possível, deixe algum assento resistente a água dentro do box, pois dependendo da condição atual, ele pode não ter força suficiente para ficar de pé por muito tempo. A fim de evitar tropeções e quedas, deixe uma luz mais fraca acessa nos corredores durante à noite, assim o idoso pode caminhar sem correr o risco de cair no escuro, sem falar que isso faz parte da  casa ideal para receber o idoso.

A decoração e tipo de móveis também influenciam na segurança dos idosos

A  casa ideal idoso precisa ter armários que fiquem à altura dos braços, evitando que o idoso precise se agachar ou subir em uma escada para pegar os itens desejados. O quarto, muitas vezes, é a parte da casa em que o idoso mais fica, por isso a cama deve estar próximo de um interruptor e em um cômodo localizado perto do banheiro ou em uma suíte. Para finalizar, tenha portas mais largas para facilitar a passagem de andadores e cadeiras de rodas. Seguindo essas dicas básicas, fica mais fácil ter a idel a casa ideal para o idoso.

M-facebook-servicos-enfermagem-17112014

Saiba mais sobre os serviços de Enfermagem da Master Nursing 


Home Care