Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Esqueceu de tomar o remédio? E agora?

Cada medicamento age de uma forma, alguns começam a agir em minutos enquanto outros demoram dias. Alguns remédios tem uma ação crescente cujo pico é depois de 4 horas e vai reduzindo o efeito nas próximas 4, até que você toma de novo (de 8 em 8 horas). Dependendo do ciclo do remédio e do problema que ele trata, o “esquecimento” deve ser resolvido de uma forma diferente.

Primeiro, é importante evitar a automedicação e quando receber uma prescrição, tomar algumas precauções.

Organize o seu histórico médico, suas receitas, exames e registros de cirurgia. Registre por escrito e informe ao médico, enfermeiro ou cuidador qualquer alergia que você tenha, remédios que já toma, problemas de saúde e o seu tipo de sangue.

Questione o nome do remédio, por que você está recebendo esta receita, qual é o horário ideal, se pode ser tomado junto com outro remédio, alimento ou bebida. Faça isto com respeito pelo médico como profissional experiente que tem conhecimento, mas que não é infalível, tem o dever de esclarecer e gostará do seu interesse. Participe ativamente da consulta que trata da sua saúde e mesmo assim leia a bula e pergunte ao farmacêutico para complementar a informação.

Medication-Supervision

Observe a dosagem também, às vezes não se encontra o que precisa e é urgente, então será necessário cortar o comprimido por exemplo. Neste caso o cortador próprio que se adquire em farmácias funciona bem melhor do que faca e desperdiça menos. Se tiver que questionar a dose faça isto na consulta com o profissional, cuidado com decisões por impulso que podem trazer sérias consequências, como tomar uma dose menor ou maior por conta própria.

Digamos que você esteja tomando um antibiótico a cada 8 horas e tenha escolhido 8:00, 16:00 e 24:00. Você não tomou o das 16:00 e só foi se lembrar às 19:00. Tome o quanto antes e recomece a contagem de 8 em 8 horas, ou seja, tome às 19:00 e passe a tomar às 19:00, 03:00 e 11:00. E se você puder tomar só às 22:00? Da mesma forma, tome às 22:00 e recomece a contagem.

Agora você está tomando um remédio de ciclo longo, de uso continuado e efeito cumulativo, você só toma um comprimido por dia e hoje de manhã esqueceu, lembrou-se à noite. Neste caso normalmente é melhor esperar o dia seguinte e tomar no horário de sempre pela manhã.

Estas indicações são para esquecimentos esporádicos e devem ser confirmadas com o seu médico. Se forem frequentes, é lógico que o efeito do medicamento fica comprometido. Você investiu tempo e dinheiro na consulta e nos remédios, correndo o risco dos efeitos colaterais, então procure usar alarmes, lembretes e caixinhas de remédios para organizar-se e tomar seguindo a prescrição.


Home Care