Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

5 benefícios do lazer para idosos

Em qualquer idade, atividades de relaxamento, distração e divertimento fazem bem, mas especialmente para idosos, o lazer favorece a saúde física e mental.

Várias são as oportunidades de sair da rotina na terceira idade e aproveitar os bons momentos da vida, como:

  • dançar, 
  • cantar, 
  • viajar, 
  • estudar. 

Existem muitas outras atividades que promovem a socialização, ajudam o corpo a se manter em movimento e estimulam os sentidos e a cognição. Isso quer dizer que pode-se cuidar da saúde física e mental de forma divertida.

Hoje conversaremos com você sobre os benefícios do lazer para os idosos.

Quais são os benefícios do lazer para idosos?

O conceito de lazer é muito amplo.

Alguns dirão que pode ser uma atividade alegre, divertida e movimentada, como uma boa rodada de bingo com os amigos do grupo de convivência.

Geralmente esse conceito abrange:

  • viajar, 
  • estar com os amigos,
  • reunir familiares,
  • dançar,
  • participar de grupos de canto ou corais,
  • ir ao cinema,
  • estudar,
  • praticar atividades coletivas.

E entre seus benefícios estão:

1. Interação social

As atividades coletivas de lazer para idosos, quer sejam elas com o grupo familiar ou de amigos, auxiliam no convívio social.

Elas ajudam a desenvolver e a manter o senso de bem-estar e também a saúde física. 

Nesse sentido, vale frisar que as redes sociais e os aplicativos ajudam a manter a aproximação entre todos e estimular a realização dos eventos.

A ausência de calor humano junto do idoso aumenta seu sentimento de solidão, estimula sua sensação de incapacidade e, desse modo, afeta seriamente a saúde física e mental. 

2. Distração

Uma atividade de lazer tem três momentos: o antes, o durante e o depois.

Isso faz com que o idoso mantenha a sua atenção voltada para o evento, distraindo-o dos problemas, dos pensamentos rotineiros do dia a dia e promovendo bons sentimentos.

3. Longevidade

Há alguns anos, um estudo realizado na Universidade de Chicago, Estados Unidos, mostrou que a solidão aumenta em até 14% o risco de morte nas pessoas com idade avançada.

Dessa forma, um dos benefícios do lazer para idosos é que ele estimula a vontade viver e auxilia na longevidade.

4. Valorização

A terceira idade pode chegar com uma sensação de incapacidade e de inutilidade, o que traz sofrimentos e mal-estar, levando algumas pessoas a desenvolverem depressão.

Atividades de lazer para idosos promovem o autoconhecimento e a descoberta de novos caminhos, o que faz com que eles se sintam novamente valorizados, com a autoestima elevada e felizes. 

5. Melhorias na saúde

Quando alguém está em uma atividade de lazer, essa pessoa está feliz e, quando isso acontece, gera melhorias na saúde.

Se sentir bem ajuda no controle do estresse, melhora o sono e eleva a autoestima, fatores determinantes para a boa saúde física e mental. 

Dançar, por exemplo, além dos outros benefícios apresentados, também ajuda o corpo, desenvolve o raciocínio e melhora a concentração.

Uma boa e divertida rodada de bingo estimula a audição e a coordenação motora, além de exigir atenção. 

Agora que você conferiu os benefícios do lazer para a terceira idade, continue no blog e conheça a importância do passeio com idosos.


Home Care