Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Paciente acamado: saiba como ajudar com 5 cuidados básicos

paciente acamado

A recuperação domiciliar é uma alternativa bastante humanizada — tanto para o paciente acamado quanto para seus familiares, que acompanham de perto toda a evolução do tratamento.

Entretanto, esse tipo de decisão afeta a rotina de todos, envolvendo uma série de cuidados para que o paciente receba as devidas atenções.

Além de serviços de enfermagem, que contribuem significativamente para resultados positivos, os familiares podem começar realizando as suas próprias mudanças, no lar, para acomodar o ente querido em recuperação.

Confira os principais cuidados a serem tomados com pacientes acamados!

1. Prepare o quarto do paciente acamado

Repouso é fundamental, no processo de recuperação, tenha você contratado um serviço de home care ou não.

Por isso, torne o quarto da pessoa acamada o mais confortável e prático possível, a começar por uma boa entrada de luz natural, durante o dia, e bastante ventilação para manter o cômodo arejado.

Sob as cobertas da cama, o colchão tipo “casca de ovo” é recomendado para reduzir o surgimento de lesões corporais (comuns aos pacientes em recuperação na cama).

Além disso, movê-los a cada 2 horas, aproximadamente, é essencial para evitar esse tipo de lesão.

2. Cuide da higiene do lugar e do paciente acamado

A participação da família na recuperação de um paciente acamado é fundamental. É, inclusive, uma das grandes vantagens do tratamento domiciliar.

Como dissemos, no entanto, existem muitos cuidados a serem tomados, e a higiene é um dos principais.

Selecionamos, a seguir, algumas dicas práticas para manter os ambientes esterilizados:

  • Luvas de procedimento são fundamentais, no tratamento do paciente, principalmente quando em contato com fezes e urina;
  • Lave sempre as mãos antes de lidar com o paciente;
  • Ao dar banho na pessoa acamada, use gaze para limpar os olhos e comece sempre a limpeza do corpo pelo lado oposto ao qual você se encontra. Isso facilita na realização do procedimento;
  • Lembre-se de limpar todas as áreas, já que a pessoa não consegue se levantar;
  • Troque a roupa de cama e a roupa do paciente normalmente.

Outra dica importante diz respeito à saúde dos familiares. Caso alguém tenha algum tipo de infecção, como gripe e inflamação na garganta, é aconselhável manter distância do paciente acamado, já que o risco de contrair a doença é mais elevado.

3. Cumpra os horários das medicações

Programe-se para que a sua rotina não seja prejudicada, sempre tendo em mente os horários que os medicamentos devem ser tomados.

Assim, a rotina fica menos pesada para quem cuida do ente querido acamado.

Pontos importantes sobre este assunto:

  • Não dê medicamentos por via oral com o paciente deitado;
  • Caso a cama não seja adaptada para elevar a cabeça, utilize travesseiros ou almofadas;
  • Caso o paciente encontre dificuldade para engolir a medicação, triture-a e dissolva-a em um pouco de água;
  • Confira, sempre, a data de validade dos remédios.

Viu como são dicas práticas, mas que exigem bastante atenção?

4. Cuidado com as feridas do paciente acamado

Seja por lesões decorrentes do período na cama, ou mesmo os causadores da recuperação domiciliar, as feridas devem ser tratadas constantemente, evitando o risco de infecção e contribuindo para a agilidade na cicatrização.

Para isso, lembre-se de lavar as mãos, antes de trocar os curativos. Remova o curativo com cuidado e, com uma gaze livre de bactérias, limpe ao redor da ferida. É muito importante não encostar na lesão.

Por fim, cubra a ferida, sem pressionar, e lave as mãos novamente. O risco de infecção é o grande ponto de atenção, aqui.

5. Facilite os cuidados com o paciente acamado

Mesmo que a gente queira cuidar do ente querido, muitas vezes, por conta da rotina agitada, cuidar de um paciente acamado torna-se uma tarefa difícil. Por isso, uma solução é contar com um serviço home care.

A Master Nursing conta com mais de 20 anos de atuação no ramo de assistência domiciliar e desponta como uma das empresas mais qualificadas para atender às suas necessidades.

Entre em contato conosco e ofereça o melhor aos seus entes queridos, sem perder o trato humanizado da recuperação deles.


Home Care