Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

7 dicas para cuidar da saúde do idoso no frio

Quando o frio bate à porta, devemos ir muito além de tirar do armário aquele casaco grosso e as calças compridas. Quando temos pessoas idosas em casa, por exemplo, com ou sem cuidadores profissionais, a atenção deve ser redobrada, já que a temporada gelada favorece vários problemas de saúde.

Entre os mais perigosos, podemos citar a hipotermia, quando ocorre queda na temperatura corporal, e as queimaduras de pele decorrentes do frio.

Por isso, para cuidar bem dos idosos dentro de casa, selecionamos algumas dicas para cuidar deles no frio. Confira!

1. Agasalhe-os bem

Mesmo quando estiverem dentro de casa, os cuidados com os idosos devem garantir que a temperatura corporal deles permaneça alta.

Por isso, sempre tenha por perto uma manta ou coberta para aquecê-los e evite deixá-los próximos a correntes de ar.

Passeios ao ar livre devem ser duplamente pensados. O ideal, mesmo, é que esse tipo de exercício, como caminhadas, por exemplo, possa ser feito em áreas fechadas, como shopping centers.

2. Cuidado com banhos quentes e demorados

Muitos acreditam que deixar os idosos debaixo da água quente por muito tempo é uma boa ideia para espantar o frio, mas não é bem assim.

O ideal é que as duchas venham em uma temperatura amena, e que o tempo de banho permaneça o mesmo, para que o idoso não fique exposto por muito tempo à friagem.

3. Mantenha a pele hidratada

Hidratantes tópicos são fundamentais, em temporadas de frio, para que a sensação de pele seca desapareça. É esse tipo de sensação que resseca a pele, caso nada seja feito, tornando-a irritadiça com o tempo.

4. Deixe-os aquecidos por toda a noite

Além de mantas e edredons, uma boa dica para as noites frias são aquelas bolsas com água quente. Isso ajuda a reter o calor sob as cobertas.

E, como já dissemos, também, vale sempre deixar uma manta na sala, para que eles permaneçam quentinhos enquanto passam um tempo com a família.

5. Leve-os para tomar as vacinas contra gripe e pneumonia

É importante que as visitas ao posto de saúde contemplem as vacinas contra gripe e pneumonia — principalmente nas estações mais frias do ano.

Isso, com certeza, pode ajudar a combater os vírus que perambulam pelo ar e podem atacar os idosos.

6. Mantenha números de emergência salvos

Salve, no celular, contatos de emergência para que, diante de algum tipo de necessidade, os números de cada especialista esteja à mão.

Vale ressalta que, durante o frio, é necessário se atentar à respiração da pessoa idosa. Caso eles apresentem dificuldades para respirar, ou mesmo calafrios seguidos e confusão mental, busque ajuda médica.

7. Pense em uma nutrição adequada

Como o frio se caracteriza por dias nublados, é comum que sejamos menos nutridos pela vitamina D proveniente dos raios solares. Por isso, marque uma visita ao nutricionista, para que a dieta do idoso seja complementada.

Boas dicas de alimentação são os peixes e, também, bifes de fígado. Mas não vamos nos esquecer que esse cardápio pode ter mais cores e sabores, especialmente à noite, na companhia de bebidas quentes e saborosas e sopas e caldos.

Viu como é possível se prevenir para que o fio seja devidamente combatido, visando a saúde da pessoa idosa?

Então, prepare a casa para receber o inverno com muito calor humano com as nossas dicas!


Home Care