Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

6 raças de cachorros para idosos

6 raças de cachorros para idosos

Ter um animal de estimação traz vários benefícios para o seu tutor. Mas a raça, tamanho e comportamento dele podem influenciar na convivência, por isso apresentamos 6 raças de cachorros para idosos. 

Um estudo realizado pela Universidade de Michigan ouviu adultos entre 50 a 80 anos para elaborar a Pesquisa Nacional sobre Envelhecimento Saudável. Uma das questões era em relação a ter ou não um pet, os dados apontam que vale a pena. 

Observe algumas das vantagens: 

  • 88% dos tutores dizem que os animais os ajudam a aproveitar melhor a vida,
  • 86% sentem-se amados,
  • 79% diz que colabora com a diminuição dos níveis de estresse do dia a dia,
  • 73% dos idosos ganham um senso de propósito,
  • 72% afirmam que um pet os ajuda a lidar com sintomas físicos ou emocionais, 
  • 65% confirmam que um animal auxilia na socialização com outras pessoas,
  • 64% dizem ser mais ativos fisicamente,
  • 62% dizem que amigos de quatro patas ajudam a seguir uma rotina diária.

Se após conhecer essas recompensas você está pensando em ter um amigo cão, confira quais são as melhores raças para ter na sua casa.

Quais são os melhores cachorros para idosos?

Como já dissemos, ao decidir escolher cachorros para idosos, é preciso considerar a raça, o tamanho e o comportamento dele, afinal, cada animal também tem suas características e particularidades.

Para aproveitar os prazeres e os benefícios que uma companhia canina promove para a terceira idade, as melhores raças são:

Pug

Primeiro, a carinha enrugada de Pug faz com que todos se apaixonem por ele à primeira vista. 

São animais pequenos, tendo em média 30 cm, o que facilita pegar no colo, acariciar e curtir a companhia, até porque eles se tornam muito apegados aos donos. 

São super inteligentes e adaptam-se facilmente ao ambiente e estilo de vida do seu tutor. 

Têm pelagem curta e são fáceis de cuidar. No entanto, o Pug é uma raça de cão braquicefálico, caracterizada pela cabeça achatada e focinho curto, o que favorece problemas respiratórios. 

Shih Tzu

Possui o focinho achatado, tamanho pequeno, pelo comprido e olhos amendoados, além disso é afetuoso e super tranquilo. Por isso, o Shih Tzu é mais um dos pets ideais para idosos.

Essa raça precisa de pouco exercício físico, tornando ela indicada para idosos que gostam ou precisam ficar mais tempo em casa curtindo a companhia do amigo.

Como já dissemos, ele é super afetuoso e adora receber e dar carinho.

Por ter uma pelagem longa, exige mais cuidado com a tosa e também é uma raça braquicefálica.

Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier chega a ter em média 20 cm, tem pelagem longa e orelhas levantadas. Pela sua tranquilidade, alegria, inteligência e disposição é mais um dos cachorros para idosos.

Ele é super indicado para quem mora em apartamentos pequenos e adora caminhar diariamente ao lado do seu amigo de quatro patas.

O Yorkshire Terrier também requer um cuidado especial em relação aos pelos longos. 

Boston Terrier

O Boston Terrier é uma raça super inteligente e aprende facilmente os comandos, o que facilita a convivência. 

Tem por característica ser extrovertido, gentil e protetor, ajudando na construção de uma grande amizade entre tutor e pet. 

Por ser de porte pequeno, é ideal também para quem mora em apartamentos. Possui uma pelagem curta e é fácil de cuidar, por isso faz parte dessa lista de cachorros para idosos.

Schnauzer

O Schnauzer tem como característica marcante os pelos longos na face, que lembram uma barba comprida, e as sobrancelhas erguidas. É um animal de comportamento afetuoso e cheio de disposição. 

Ele também é considerado um cão vigia, ou seja, alerta sempre o seu dono quando sente algo suspeito. 

Por ter muita disposição e estar sempre em alerta, não é recomendado para apartamentos. 

Ele se sente muito bem em casas e gosta quando recebe visita dos netos, para curtirem bons momentos de diversão.

Poodle

O Poodle também costuma ser um cão de alerta e está sempre de sobreaviso para avisar o dono sobre qualquer novidade, mas é pequeno e tranquilo, podendo viver tranquilamente em apartamentos.

Tem um comportamento super amoroso e relaciona-se bem com as visitas.

Por ser uma raça que solta poucos pelos, é um dos cachorros para idosos. Super recomendado para pessoas com problemas alérgicos.

Agora que você conheceu algumas das raças de cachorros para idosos, que tal continuar no blog e conferir alguns hábitos para ser mais feliz ao lado do seu pet?


Home Care