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Rotina para idosos: como criar uma?

Rotina para idosos: como criar uma?

Inserir uma rotina para idosos ajuda a facilitar o dia a dia deles, de seus familiares e dos cuidadores.

A organização das tarefas e de horários também têm papel importante na produtividade e autonomia da pessoa.

Um plano de atividades é uma forma de se manter mais ativos, tanto física quanto mentalmente.

Confira algumas dicas sobre como organizar as rotinas, respeitando a vontade, limites e condições de cada um. Continue a leitura. 

Por que é importante ter uma rotina para idosos?

Estabelecer uma rotina para idosos, crianças ou adultos é fundamental para a organização e continuidade das atividades.

Com ela, também se aprende a aproveitar melhor o tempo, sem contar que corpo e mente se ajustam, tanto ao momento da atividade quanto ao do descanso.

Além disso, a combinação das tarefas e atividades a serem realizadas no dia a dia trazem inúmeros benefícios, como:

  • diminuição da ansiedade,
  • maior segurança, 
  • sensação de independência,
  • auxilia na produtividade e na autonomia,
  • contribui para a saúde física e mental.

Se você está na terceira idade ou cuida de um idoso, estabelecer uma rotina é uma forma de ajuda, promoção da saúde, melhoria na qualidade vida e no bem-estar do dia a dia. 

Quais atividades não podem faltar na rotina para idosos?

Ao criar uma rotina para idosos é preciso compreender, considerar e respeitar a vontade e as limitações do organismo de cada um.

Geralmente, no planejamento e organização das tarefas diárias da terceira idade, existem itens que não podem faltar, como veremos abaixo.

Higiene e cuidados

A higiene pessoal é um fator determinante para a saúde em todas as idades e deve estar inserida no dia a dia.

Mas também é preciso determinar prazos para fazer as unhas, cortar cabelos e aparar a barba, esses cuidados promovem a autoestima e trazem bem-estar.

Consultas regulares ao médico e ao dentista também devem ser organizadas. 

Alimentação

Você sabia que uma pessoa com 60 anos ou mais deve consumir uma quantidade maior de proteínas que um adulto? Mas a população da terceira idade tende a reduzir o consumo desse importante nutriente. 

Essa deficiência pode causar fraqueza muscular e redução da massa magra.

Por isso, ao elaborar uma rotina para idosos, parte do planejamento deve envolver a escolha de um cardápio equilibrado, rico em vitaminas, proteínas, fibras, sais minerais e demais substâncias essenciais para o organismo. 

O correto é planejar entre 5 a 7 refeições menores e ricas em nutrientes, com tempo para comer tranquilamente, mastigando bem cada alimento. 

Planeje também pelo menos 15 minutos diários reservados ao banho de sol, para o fornecimento de vitamina D. 

Lazer

O lazer é essencial para o bem-estar físico e mental da terceira idade. 

Atividades recreativas, viagens, passeios, bailes e jogos em grupos de convivência estimulam a independência, elevam a autoestima e promovem a socialização. 

Exercícios físicos e estimulação cognitiva

Ao criar uma rotina para idosos não pode faltar um tempo dedicado para exercícios físicos e atividades que estimulem a capacidade cognitiva. 

Colocar o corpo em movimento estimula a flexibilidade, promovendo melhorias no equilíbrio, força e coordenação, além de auxiliar no relaxamento e na redução dos sintomas da depressão.

Em relação à cognição, é indispensável dedicar uns minutos do dia para ouvir música, usar aplicativos, ler, escrever, jogar, calcular, fazer palavras-cruzadas ou qualquer outra atividade individual, ou coletiva, que estimule a concentração e o raciocínio. 

Anote! 

Como se pode perceber, existem atividades que devem ser inseridas na rotina para idosos diariamente, algumas devem ser colocadas de forma intercalada, já outras têm períodos longos, como consultas, viagens e passeios.

O ideal é anotar cada uma delas, para serem relembradas diariamente, mantendo a determinação e disciplina para realizá-las.

Um ponto importante a ser considerado é que os imprevistos acontecem e algumas vezes haverão situações que as atividades não poderão ser executadas. 

Em viagens ou passeios, por exemplo, geralmente as atividades físicas, e até os horários das refeições, podem ficar comprometidas. O importante é lembrar que no retorno tudo se encaixa e se equilibra novamente.

Agora que você sabe como criar uma rotina para idosos, que tal conhecer algumas dicas sobre como manter a autoestima na terceira idade?


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