Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

6 dicas de livros para ler na terceira idade

6 dicas de livros para ler na terceira idade

Você já pensou na quantidade de livros para ler na terceira idade que existem nas bibliotecas, livrarias e sebos?

Se você ainda não tem por hábito ler, saiba que está perdendo uma grande oportunidade para conhecer o mundo, a vida e os comportamentos.

A leitura estimula o cérebro e mantém a saúde mental, sendo considerada com uma das melhores atitudes que alguém pode tomar nessa fase da vida.

A Universidade de Stanford e a Unidade de Neuroimagiologia Cognitiva do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica realizaram estudos que comprovam que pessoas que têm o hábito da leitura possuem maior capacidade de entender e sintetizar conteúdos.

O interessante é que ler faz bem tanto para os idosos como para as crianças, o que nos leva a deduzir que, de maneira geral, é um excelente costume para pessoas de qualquer idade!

Confira alguns livros para ler na terceira idade

Existem milhares de obras que merecem ser lidas, dos mais variados estilos e temas, no entanto, procure por aquelas que possam inspirá-lo ter a uma vida melhor, ensinando lições possíveis de serem utilizadas no dia a dia.

Nossa dica de livros para ler na terceira idade são apresentadas aqui, mas, não estão por ordem de importância ou de prioridade, portanto, comece com aquele que for mais fácil de localizar.

Como transformar a terceira idade na melhor idade

O livro “Como transformar a terceira idade na melhor idade” foi escrito pelo Dr. Luiz Freitag, geriatra brasileiro que, de forma humana e baseado na sua vida médica, apresenta as possibilidades de viver novas experiências a partir de uma transformação consciente.

Quem sabe uma dessas experiências não seja escolher livros para ler na terceira idade?

Velhos são os outros

A escritora e juíza brasileira, Andréa Pachá, conta em “Velhos são os outros” passagens engraçadas, dramáticas e situações vividas por idosos que passaram pela Justiça e trazem episódios desse cotidiano, envolvendo:

  • luto,
  • sacrifício,
  • doença,
  • amor,
  • alegria,
  • dor.

Conversas e memórias: narrativas do envelhecer

Um projeto desenvolvido junto a grupos comunitários da cidade de São Paulo levaram os brasileiros Gonçalo Luiz de Melo e Adriana Rodrigues Domingues a escrever o livro “Conversas e memórias: narrativas do envelhecer”.

A obra traz histórias contadas pelos idosos dessas comunidades e transformadas em crônicas e textos teatrais, objetivando que os contadores possam enxergar novos significados para as suas vidas.

Para sempre Alice

A ficção “Para sempre Alice”, já adaptada para o cinema, é um livro da autora norte-americana Lisa Genova, PhD em neurociências pela Universidade de Harvard, que conta a história de uma professora chamada Alice, que se sobressai por sua inteligência.

A professora é diagnostica aos 50 anos com o mal de Alzheimer e, abalada e ansiosa, em meio ao desenvolvimento da doença, consegue enxergar o mundo de uma forma diferente, onde os pequenos gestos a fazem enfrentar a situação.

O livro “Vó” foi escrito no formato de tiras pelo desenhista, chargista e cartunista brasileiro Jean Galvão. Com muito bom humor e sabendo representar o dia a dia de uma senhora idosa, a obra permite boas risadas e muita diversão.

A vó é uma senhora solitária, religiosa, saudosa e muito divertida.

Em busca do tempo perdido

A obra “Em busca do tempo perdido”, dividida em sete partes pelo escritor francês Marcel Proust, exige maior esforço do leitor, pois abusa de recursos linguísticos, no entanto, o romance é considerado como a bíblia da civilização humana.

O conteúdo se baseia nas memórias de Proust que, através das sensações e percepções, consegue reconstituir toda a sua vida.

Esses são os livros para ler na terceira idade que lhe recomendamos e esperamos que você goste.

A leitura é uma forma inteligente e agradável de conhecer o mundo e a vida, portanto, não perca essa oportunidade, mesmo que você esteja iniciando agora. Vá com calma e aproveite um novo universo que se abre em sua mente.

Além de conhecer o mundo dos livros, continue conosco e saiba também quais são os 6 benefícios da dança para idosos.


Home Care