Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Festas para idosos: com o que se preocupar?

Festas para idosos: com o que se preocupar?

Rever amigos, receber presentes, beijos e abraços é algo marcante na vida de qualquer pessoa, portanto, vale a pena organizar festas para idosos para que nossos queridos familiares sintam-se felizes com as homenagens e o carinho que recebem.

A terceira idade é normalmente relacionada com a sabedoria, pois, é nesse período da vida que as pessoas percebem o verdadeiro significado da existência, quando valorizam a família e os momentos em que todos se encontram para uma confraternização.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 37,7 milhões de pessoas no Brasil são idosas, ou seja, possuem mais de 60 anos.

E a verdade é que não há restrições para a velhice, bastando que algumas adaptações e cuidados sejam tomados para colaborar na qualidade de vida de toda essa população.

Um dos mercados que mais cresce, inclusive, é o de festas e viagens para esse público, que está cada vez mais ativo e vivendo plenamente seus anos.

Você quer dar uma festa para um parente que já está na melhor idade? Continue lendo e entenda como realizar as festas para idosos e quais precauções tomar.

4 dicas para realizar festas para idosos

Para ajudá-lo a organizar as festas para idosos, seguem 4 dicas importantes que precisam ser consideradas:

Escolha um local seguro

O primeiro ponto a ser observado nas festas para idosos diz respeito ao local, pois, é necessário que seja seguro, evitando dificuldades de locomoção para os convidados.

Portanto, observe o trajeto a ser percorrido entre o estacionamento e o local do evento, avalie as condições no caso de chuva e retire do caminho tudo o que possa ser um obstáculo para os idosos, como:

  • tapetes,
  • vasos,
  • mesas,
  • banquetas, 
  • etc.

O mesmo deve ser feito no interior do ambiente, facilitando o trajeto entre o salão de festas e as demais dependências, como banheiro e área de alimentação, por exemplo.

Cuidado com o horário

O horário é outro motivo que precisa receber toda a atenção.

Em primeiro lugar, deve-se consultar a vontade daquele que será o homenageado.

O ideal é que o período do encontro não se prolongue por muitas horas, pois, as pessoas da terceira idade, normalmente, possuem hábitos nos quais não desejam abrir mão, como:

Uma boa ideia é iniciar o evento às 16 horas, quando pelas 19h ou 20h, todos já estejam se preparando para retornar a seus lares. 

Não fica cansativo e os convidados se sentirão bem e desobrigados a permanecerem no ambiente além do tempo desejado.

Invista no conforto

O conforto na terceira idade deve ser pensado a partir da ergonomia de cada móvel ou estrutura.

Nada de sofás que afundam e que dificultam o sentar, e até mesmo impossibilitam que alguns idosos consigam levantar.

O ideal são cadeiras altas e confortáveis, preferencialmente dispostas em mesas que servem como apoio na hora do lanche.

Outro ponto importante: escolha bem as músicas que serão tocadas, buscando aquelas que possam trazer boas recordações. 

Lembre-se de não abusar no volume do som, impedindo as conversas e confraternização entre os convidados.

Crie um cardápio simples

Por fim, crie um cardápio simples, observando os seguintes detalhes:

  • alimentação leve e saborosa,
  • nada que precise ser cortado,
  • evite alimentos que esfarelam.

Lembre-se que alguns convidados podem ter dificuldades de mastigação e deglutição, além disso, não se esqueça de preparar opções para quem tenha problemas de saúde, como: diabetes, intolerância a glúten e outras situações.

Agora que você já sabe mais com relação a esse assunto, leia também nosso post que apresenta a amizade entre idoso e criança: por que o encontro de gerações é tão singelo.


Home Care